Som On Line RCT

sexta-feira, 3 de maio de 2013

1ª Feira de Tomar em Lisboa Rua Ausgusta: Fotos


1ª FEIRA DE TOMAR EM LISBOA NA RUA AUGUSTA

A alegria os cheiros e sabores tomarenses invadiram a baixa de Lisboa
Aproveitando a oportunidade a CASA DO CONCELHO DE TOMAR, associada da
Associação das Casas Regionais em Lisboa – ACRL, aproveitou e bem a ideia e a oportunidade de promover Tomar e  o concelho durante três dias na baixa de Lisboa, mais precisamente na Rua Augusta, junto ao Arco em obras e  através da Câmara de Lisboa que colocou os 12 stands , logo tratou de convidar empresários tomarenses, associações e ranchos folclóricos para promover nesta monta por onde passam milhares de pessoas por dia, para promover TOMAR
José Manuel Graça o presidente da CASA CONCELHO DE TOMAR, apelidou a acção da I FEIRA DE TOMAR EM LISBOA em que o seu propósito era, segundo referia   “ nestes 12 stands, onde para além da promoção e divulgação turística, teremos à venda produtos regionais trazidos pelos próprios produtores não faltando o pão, o vinho, o azeite, o fumeiro, os queijos e doces e outros sabores ada terra tomarense, da nossa terra!”. O objectivo foi conseguido, o êxito foi enorme e se nos dias 29 e 30 de Abril a afluência foi fraca, no dia 1º de Maio, a enchente foi total . Estiveram presentes, entre outros, o Fumeiro Tradicional dos Templários, as Padaria Rosa, As Casa Agrícolas Solar dos Loendros- Encosta do Sobral- Casal das Freiras e Herdade dos Templários, o Grupo de Teatro Fatias de Cá, o Rancho Folclórico “ os Camponeses da Peralva” e o Grupo de Cantares Pé na Música de, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira, a ADIRN promovendo a sua Festa Templária e outros eventos, Mário Bicho artesão de joalharia artesanal de prata e outros metais radicado há doze anos em Tomar, a olaria e azulejaria de Tomar com atelier no Convento S. Francisco, os trabalhos excelentes e muito apreciados da jovem artesã tomarense, em que o tabuleiro é “rei e senhor” Susana Silva e Faustino Ribeiro ex-emigrante nos EUA e que investiu em Tomar proprietário da Residência Santa Marta, o magnífico aparthotel e residência assistida, situada em Stª Marta, unidade dedicada ao turismo hoteleiro e que aproveitou para divulgar a sua oferta na cidade do Nabão. Resistentes e durante os três dias a azulejaria marcou presença bem como Fumeiro Tradicional dos Templários a Residência Stª Marta e o artesão Mário Bicho.

1º de Maio em grande….
O nosso jornal teve oportunidade de no dia dedicado ao Trabalhador, verificar o potencial desta magnífica promoção, a custo zero para a câmara de Tomar, que podia e devia ter ali montado o seu stand e através dos funcionários do turismo,fazer  a promoção turística da cidade e concelho, do próximo Congresso da Sopa e,  dar mais ênfase à acção, através da projecção em vídeo Wall da nossa festa grande, da nossa riqueza patrimonial. Lisboa, ultimamente transborda de turistas, é dos destinos mais procurados e há que sair da casaca e ir ao mercado, procurar “vender” o bom que temos e,  quem sabe cativar os mesmos  a visitar novamente Portugal, a passar por Tomar, pois Tomar precisa e merece e,  como cidade linda de encantar, aposta no turismo, conforme se ouvem os nossos políticos referir e,  não pode de forma alguma, desperdiçar oportunidades como esta, já que nestes dias em Lisboa, para além desta ação  o Lego Fan Event organizado pelo tomarense – Paulo Alcobia Neves na Praça de Touros do Campo Pequeno, tive milhares de pessoas. Voltando à Rua Augusta, perante o imobilismo das estátuas vivas que preenchem esta “montra a céu aberto” da arte de rua, o dinamismo dos tomarenses presentes era notória. Os cheiros trazidos pelas ervas aromáticas do rancho de Alviobeira, qual mercado medieval, com produtos bons da minha aldeia, a simpatia das minhas gentes, a animação do Grupo Péda Música de Brasões, a que se juntava as melodias e modinhas à moda antiga do rancho Camponeses da Peralva, bem como os bolos, o vinho, o pão e doces emprestavam à Rua Augusta outra atmosfera, já que este poiso de artistas, nestes três dias foi de forte presença de Tomar, a cidade e concelho de onde partiram um dia magotes de homens que ajudaram a construir esta grande cidade. Na hora dos  desfile pela Rua Augusta com a animação musical, e o nosso brasão a abrir, Tomar cidade ali estava, tinha descido á grande cidade e Carlos Carrão, presidente da câmara e candidato às próximas eleições, certamente viu, que a promoção de uma cidade pode ser feita com tão poucos custos, basta aproveitar a tenacidade e garra, dos tomarenses do coração que abnegadamente sem pedirem nada em troca, tem orgulho em se mostrar e se afirmar, quer em Lisboa ou qualquer cidade europeia ou do mundo, como na Grande Parada do 10 de Junho em New York. Neste desfile, o presidente da Casa de Tomar e um tomarense do coração, José Manuel Graça, o presidente da Assembleia geral- Embaixador José Manuel Arsénio; os presidentes de Junta de Santa Maria dos Olivais e Carregueiros e da junta de Lisboa de S. Julião, que deu todo o apoio logístico à acção. Milhares de fotos e vídeos, registavam estes momentos e João Vital ex-mordomo da Festa dos Tabuleiros a olhar envaidecido com a promoção de Tomar em Lisboa que tem feito, na qual acredita e que no mega-piquenique do “Continente- Tony Carreira”  dia 29 de Junho na Praça do Comércio vai estar.
“Rei morto rei posto” e após o sucesso da acção, em que se promoveu e vendeu, os produtos da terra, do fumeiro, o vinho e o artesanato, já se pensa na próxima acção do próximo ano, e que a câmara tem que se envolver e apoiar. Aqui por cada euro investido há certamente 5 euros de retorno para economia tomarense e não se explica que os ranchos e os empresários presentes e artesãos se tenham que deslocar por conta própria e em meios próprios. Se a Junta de Carregueiros fretou e bem um autocarro à Rodoviária do Tejo, mais nenhum transporte foi posto à disposição de quem todos os dias teve que fazer 300 Km e pagar os custos, alimentação, enfim, por amor à camisola se juntar à acção da CASA DO CONCELHO DE TOMAR, que não pode de forma alguma suportar tantos custos. Num concelho onde a Câmara tem transporte e freta anualmente autocarros para passeios de idosos, que vão enriquecer outras economias, tem que haver apoio e presença e envolvência nestas ações
A finalizar foram algumas dezenas de tomarenses radicados em Lisboa que vieram até à Rua Augusta ver o seu concelho representado, mas se talvez pela falta de comunicação, outros soubessem, dado a nossa forte presença na região de Lisboa, muito mais poderiam ter vindo. Parabéns à CASA DO CONCELHO DE TOMAR pela excelente iniciativa e porque não outras noutros bairros da capital, no mítico bairro de Alvalade, pois TOMAR merece, tem potencial e é o nosso orgulho!

António Freitas

                                           Clic na Foto para ir para a galeria de fotos
1ª FEIRA DE TOMAR LISBOA 2013

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More