Som On Line RCT

segunda-feira, 22 de abril de 2013

25º Fest.Folclore Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira-Tomar: FOTOS


25º Festival de Folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira-Tomar

Etnografia e folclore de diferentes regiões de Portugal foi levada a palco por cinco Ranchos Folclóricos em palco
  
No passado Sábado dia 20 de Abril a partir das 17H30 – Alviobeira fervilhou de folclore com a visita de QUATRO  ranchos convidados que a partir das 21H00 subiram  ao palco do Centro Cultural e  Recreativo para o 25º festival de folclore. Todos conheciam
a “casa” pois já tinha actuado em Alviobeira em festivais passados. Manuel Santos – directora do rancho, resolveu convidar os ranchos que mais marcaram com a sua passagem por Alviobeira. Assim estes “ranchos” cujos componentes ganharam amizades mutuas  foram  da Casa do Povo de Vilarandelo de Trás os Montes, mais propriamente da  “capital do bom fumeiro e do folar Valpaços”; o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo; o Rancho Regional de Argoncilhe de Santa Maria da Feira a “dois passos do Porto” e que representa o Douro  Litoral e o rancho vizinho “os Camponeses de Minjoelho” que representa a região templária. Em palco mostraram o seu folclore e etnógrafa e o de Vilarelho – Trás os Montes, encenou mesmo algumas actividades agrícolas, como o malhar do centeio ao vivo no palco. A assistência, como é costume lotava o palco. Antes do festival houve entrega de prendas e lembranças, prendas essas oferecidas pelo Prof. José Joaquim Marques  em representação da Comissão Técnica da Federação do Folclore, pelo Presidente do Centro Recreativo de Alviobeira- Fernando Nunes, pelo presidente da junta de Alviobeira – Manuel Duarte Alcobia e pelo secretário da Junta de freguesia vizinha, João Luís Alves, em representação e Jaime Lopes, que não marcou presença por doença. Pode causar estranheza aos mais puritanos defensores do seu “quintal” que é a freguesia, como unidade com fronteiras, a Junta de Casais ultimamente ser convidada, mas tal de deve, por uma lado, a haver no seio do rancho enorme número de naturais e residentes desta freguesia; Alviobeira por decreto de lei ter sido agregada a Casais e o folclore é uma identidade de uma região e não se singe a uma freguesia e, finalmente a união inter-freguesias é salutar. À noite no festival de folclore que terminou um pouco antes da meia noite, esteve sempre presente o vice-presidente da Câmara – José Perfeito. O festival pela 25º vez foi apresentado por Mário da Ana, do Rancho dos Camponeses de Minjoelho que juntamente com Mário santos, dado o seu programa na rádio Cidade de Tomar da defesa e divulgação do folclore, levou que a directora técnica os chamasse ao palco para publicamente os homenagear pelo que tem ajudado e dado ao folclore nestes anos.
O Rancho, nesta ano de Bodas de Prata, tem elaborado excelentes actividades todos os meses, mais que uma por vezes, como exposições, um colóquio, uma noite de gala, um almoço com mais de 200 pessoas e prepara-se para no Chão das Eiras semear uma terra de milho, para Agosto/Setembro ser a escamisada na terra, cujo nome deriva onde o milho e trigo eram secos e malhado o Chão das Eiras. No mês de Maio que aí vêm e mais propriamente dia 20 de Maio (Segunda feira de Espirito Santo) a recriação histórica numa ida a Dornes ( Ferreira Zêzere) de charretes e carroças como nos idos anos 40/50 uma colaboração da escola Equestre Vitor Rodrigues; Fumeiro dos Templários; Quinta dos Azinhais a que se juntará certamente mais apaixonados pelas lides cavalares, ou que que as possuam para integrar um cortejo de Alviobeira a Dornes e volta, com a colaboração do Comando do Destacamento territorial da GNR e a que um canal de televisão vai fazer reportagem.

António Freitas


                                      Clic na Foto para ir para a galeria de FOTOS
25º Fest. Folclore Alviobeira
Fotos de António de Freitas

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More