Som On Line RCT

terça-feira, 2 de abril de 2013

25 Anos do Rancho Alviobeira :Fotos


Alviobeira acontece! 25 anos do Rancho Folclórico
Presidente da câmara elogiou a exposição “oh gentes da minha terra” e todo o trabalho do rancho neste ano de bodas de prata



O salão do Centro Recreativo e Cultural de Alviobeira  encheu a plateia numa noite memorável, para assistir ao  espectáculo “Terra Fértil” no passado  dia 2 de Março pelas 21h30m no Centro Recreativo; um espetáculo de aproximadamente uma hora, criado e encenado para a III Num
espectáculo intenso e profundo, que passou pela dança, poesia e teatro, os fortes aplausos fizeram-se sentir.  No Domingo, dia 3 de Março foi a abertura da Exposição Intitulada “Ó Gente da minha terra” 

As casas de Alviobeira e as suas gentes! Histórias com rostos e nomes! Foi assim que a directora técnica – Manuela Santos, motivou a sua equipa folclórica para uma recolha porta a porta, dentro do lugar de Alviobeira, de fotos e histórias de vida. A árvores genealógica de Alviobeira. A velha escola primária nunca tinha conhecido tanta afluência nesta tarde de domingo, nem mesmo nas eleições, já que é ali que os alviobeirenses votam. Em simultâneo uma exposição de António Freitas, sobre um vulto da I Guerra Mundial o general da terra – Bernardo de Faria e Silva. Este distinto militar muito desconhecido na sua terra, foi dado a conhecer, num trabalho notável do tenente- coronel tomarense (nascido na freguesia vizinha e no lugar da Soianda) - Hélder Henriques, que esteve presente e falou da figura do general, nos levantamentos que fez no arquivo da História Militar. Presentes na inauguração o presidente da câmara de Tomar – Carlos Carrão, a secretária da Junta de freguesia de Alviobeira – Maria Adelina Carvalho, representando a Junta de Alviobeira, o presidente da Assembleia de Freguesia – José Roberto, membros da Assembleia o padre Sérgio Santos, o presidente do Centro Recreativo de Alviobeira – Fernando Nunes e como convidado -  Jaime Lopes - presidente da Junta de Casais, atendendo que grande parte dos membros do rancho, são da freguesia de Casais. No decorrer da cerimónia, simples, um momento musical pela voz a Dora Dionísio e acompanhamento do Hugo Leal e que  tocou todos os presentes. Voltando à exposição, a mesma resultou de um levantamento feito na aldeia das pessoas que nesta terra nasceram e/ou viveram. Um trabalho apaixonante, mas exigente e que está longe de estar concluído, segundo Manuela Santos.

Com esta exposição  foi trazida à memória rostos de pessoas que o tempo apagou e que a lei da vida nos tirou do convívio do dia a dia.

Esta exposição só foi possível devido à colaboração de muitos que se disponibilizaram a facultar histórias, dados, fotos dos seus familiares e antepassados.

Manuela Santos lança o desafio a ela própria, em que “este é um trabalho para continuar, completar e melhorar… quem sabe até editar, que se poderá estender a toda a freguesia e publicar um livro”  e,  por sugestão do presidente da câmara -  Carlos Carrão ser disponibilizado ao arquivo – Memória Digital de Tomar agora criada, de forma  a todos lhe terem livre acesso.

Em Abril o Rancho promete ainda mais surpresas, porque já sabe, Alviobeira é uma terra habituada a uma atividade cultural intensa, tendo para isso contribuído, o trabalho sério e continuado, do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira.

 Alviobeira Acontece! 


 Reportagem
António Freitas

                                                                                                                     Fotos do repórter António Freitas
                                                                                                             Clic na Foto para ir para galeria de imagens
25 Anos Rancho Alviobeira

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More